segunda-feira, 30 de junho de 2014

Menina de 11 anos cria caneca adaptada para o avô com Parkinson

lily parkinson
O seu nome é Lily Born, ela tem 11 anos e muito a nos ensinar.
A doença de Parkinson pode gerar muito receios, afinal ela impacta diretamente a qualidade de vida da pessoa acometida e também dos mais próximos. Mas em meio a desafios como esse sempre aparecem pessoas que procuram ter atitudes positivas, e o OPA tem o maior prazer em divulgar.
Esse é o caso de Lily. Ela tem um avô que possui a doença de Parkinson. Ao perceber o quanto era comum o copo cair e sujar a casa e como isso gerava constrangimentos, ela resolveu criar uma caneca totalmente adaptada.

 A caneca 
A primeira caneca teve como nome “Caneca Canguru”, e apesar de possibilitar um maior equilíbrio era feita de um material pouco resistente. Hoje a situação é outra, com a ajuda de financiamento coletivo ela conseguiu melhorar muito a ideia inicial. A caneca passou a ser feita de plástico, com pernas um pouco maiores, para não precisar de apoio para a caneca e facilitando a tarefa caso elas precisem ser empilhadas, ocupando menos espaço.
A invenção desse produto é uma grande vitória. Ela proporciona uma maior independência para a pessoa que tem a doença, além de promover uma reflexão sobre a importância dos vínculos entre diferentes gerações.
Esperamos que mais produtos sejam criados para melhorar a vida das pessoas.
caneca Parkinson

 O que é Parkinson?
Segundo o site do Dr. Drauzio Varella, a doença de Parkinson é neurológica, crônica e progressiva, sem causa conhecida, que atinge o sistema nervoso central e compromete os movimentos.
A lentificação dos movimentos e os tremores nas extremidades das mãos, muitas vezes notados apenas pelos amigos e familiares, costumam ser os primeiros sinais da doença. A diminuição do tamanho das letras ao escrever é outra característica importante.
Outros sintomas podem estar associados ao início da doença: rigidez muscular; acinesia (redução da quantidade de movimentos), distúrbios da fala, dificuldade para engolir, depressão, dores, tontura e distúrbios do sono, respiratórios, urinários.
O tratamento pode ser medicamentoso, psicoterápico e até cirúrgico em alguns casos.

 Sonhar em qualquer idade
Infelizmente Lily não recebeu apoio de sua escola quando mostrou a sua ideia da caneca. Mas ela permaneceu firme e acreditou em seu sonho.
Esse é mais um exemplo que nos motiva a sonhar e fazer acontecer independente da idade que tempo. Lily ainda deixa um conselho muito valioso para todas as pessoas que têm algo em mente e não sabem como colocar em prática: não tenha medo de pedir ajuda.

Matéria baseada nas informações de Hypeness e DN Globo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...