domingo, 5 de junho de 2016

20 FILMES PARA PASSEARMOS NO ENVELHECIMENTO.

Por Teresa Gouvêa
Esse lugar que pede revisão de vida, perdão com o que fomos para que haja paz com quem somos, um jeito de olharmos para o tempo e o destino que demos (e damos) aos nossos relógios…
 1-ELSA E FRED:
Uma incomum e divertida história de amor. Fred é um senhor recém viúvo e apático que vê a sua vida ser completamente transformada ao conhecer a extravagante Elsa, uma inquietante senhora com espírito jovial e aventureiro. Ela é uma mulher de 83 anos que sonha em conhecer Roma e ele é um homem de 80 anos que começa a viver a vida.
2-AMOR:
Georges e Anne são octogenários. São professores de música, pessoas cultas, independentes. No entanto, quando Anne sofre um pequeno derrame, os dois terão de lidar com as mudanças trazidas pela doença dela e o amor que une o casal será posto à prova.
3- CONDUZINDO MISS DAISY:  Nos anos 50, Miss Daisy (Jessica Tandy), uma senhora judia viúva, já não consegue dirigir, mas se recusa a admitir o fato. Por isso, quando seu filho lhe contrata um motorista, Hoke (Morgan Freeman), ela resiste em aceitar os serviços do novo empregado. Mas aos poucos Hoke ganha seu espaço, bem como a confiança e a amizade da senhora. O filme cobre vinte e cinco anos deste relacionamento, durante os quais os dois se ajudam, dividem sofrimentos (como o preconceito) e superam suas diferenças.
4-O QUARTETO:
A história mostra a vida de amigos idosos que vivem em um asilo. Todos os anos, no dia 10 de outubro, o grupo se une para celebrar o aniversário do famoso compositor italiano Giuseppe Verdi e, assim, arrecadar fundos para manter o próprio lar. Tudo pode mudar quando um velho amor de um dos moradores retorna, tirando o equilíbrio da casa.
5-AS CONFISSÕES DE SCHMIDT:
Warren Schmidt (Jack Nicholson) encontra-se em uma grande encruzilhada. Ao mesmo tempo em que aposenta-se de seu trabalho no Woodmenofthe World InsuranceCompany – o que faz com que se sinta completamente vulnerável -, sua filha única, Jeannie (Hope Davis), está prestes a se casar com um idiota – na opinião de Schmidt -, e sua esposa Helen (June Squibb) – com quem passou os últimos 42 anos de sua vida – morre subitamente. Sem trabalho, sem esposa e sem família, Warren precisa desesperadamente encontrar um novo sentido para sua vida.
6- PHILOMENA:
A história acompanha  Philomena, que quando jovem teve seu filho recém-nascido dado para adoção ao ser mandada para um convento. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Quando sai do convento, Philomena  inicia uma jornada para encontrar seu filho, com a  ajuda de Martin Sixsmith , um jornalista fracassado de temperamento forte.
7- E SE VIVÊSSEMOS TODOS JUNTOS?
Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Claude (Claude Rich), Albert (Pierre Richard) e Jeanne (Jane Fonda) estão ligados por uma forte amizade que já dura há mais de 40 anos. Assim, quando a memória falha, a velhice mostra sua força e o fantasma da casa de repouso vem assombrá-los, eles decidem viver juntos. O projeto parece loucura, mas a convivência traz velhas lembranças, novas perspectivas e um novo desafio: viver em república com mais de 75 anos.
8-GLORIA:A história de Gloria (Paulina García), uma mulher solitária de 58 anos, que aproveita suas noites em bailes da Terceira Idade. Enquanto encontra amores passageiros na pista de dança, ela vive entre a empolgação e a decepção. Tudo muda quando ela conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um oficial da marinha que vai fazê-la enfrentar alguns de seus traumas mais complexos.
9- UMA LIÇÃO DE VIDA:
A história real de um queniano de 84 anos, morador de um pequeno vilarejo, que luta para conquistar seu direito de ir à escola pela primeira vez.
10- LUGARES COMUNS:
Fernando (Federico Luppi) é um professor que ensina Literatura em uma universidade em Buenos Aires. Ele é casado com Lili (Mercedes Sampietro), uma assistente social bastante respeitada em sua comunidade. O dia-a-dia do casal acaba virando de cabeça para baixo quando Fernando é obrigado, pelo novo diretor da instistuição onde trabalha, a se aposentar. Para ele, aquilo significa o fim de sua vida social, a chave de entrada para a velhice. Em crise, ele resolve se mudar, com sua mulher, para o interior da Argentina.
11- POESIA:
Mija (Jeong-heeYoon) vive com seu neto nas encostas do rio Han. É uma senhora excêntrica com uma mente inquieta e questionadora. Um dia, ela entra por acaso em uma aula de poesia em um centro cultural na vizinhança e é desafiada pela primeira vez a escrever um poema. Sua busca pela inspiração começa ao observar a beleza do cotidiano, as coisas ao seu redor que ela nunca havia reparado. Mas, quando a realidade se torna cruel, ela é obrigada a ver que o mundo não é tão bonito quanto ela imaginava.
12- O REENCONTRO:
Em busca de inspiração, Monte Wildhorn (Morgan Freeman), um escritor em cadeiras de rodas, vai a uma cidade rural, onde faz amizade com a senhora O’Neil (Virginia Madsen), uma mãe solteira e seus três filhos, que o ajudam a reacender sua paixão pela escrita.
13- ESTAMOS TODOS BEM:
Desde criança, MatteoScuro amava a ópera e sonhava viajar pelo mundo. Agora sua chance de viajar chegou. Sempre no seu aniversário, os filhos de Matteo vêm de todos os cantos da Itália para vê-lo. Neste ano, um a um, eles cancelaram sua viagem anual. Então, com um pequeno sorriso no rosto e uma pequena mala, Matteo atravessa a Itália para visitar os filhos. Mas o que no início parece ser uma aventura excitante logo se torna uma jornada de desencontros e surpresas, na qual ele descobre como realmente vivem seus filhos que achava que conhecia.
14- O FIM E O PRINCÍPIO:
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores – na maioria idosos – contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra.
15- QUERIDO ESTRANHO:
A festa de aniversário do patriarca Alberto (Daniel Filho) transforma-se num acerto de contas em família, em que disputas, ciúmes e velhos ressentimentos são postos à mesa com muito humor negro e sinceridade.
16- UMA AMIZADE SEM FRONTEIRAS:
Monsieur Ibrahim (Omar Sharif) é um muçulmano, dono de uma mercearia em Paris. Ele fica amigo de Momo (Pierre Boulanger), um garoto pobre e judeu de 13 anos. Mas o menino é abandonado pelo pai e Ibrahim acaba adotando-o. Os ensinamentos do Corão orientam Ibrahim e irão orientar também o garoto em fase de formação.
17- ENSINA-ME A VIVER:
Harold (BudCort), rapaz de 20 anos com obsessão pela morte, que passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios, um dia conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.
18- O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD:
A trama gira em torno de um grupo de idosos britânico que decide passar sua aposentadoria em um luxuoso resort na Índia e acabam descobrindo que a estrutura do lugar não é o que parecia no folheto. Aos poucos, eles acabam descobrindo alguns encantos inesperados do hotel, da cidade e das pessoas.
19- MEU PAI, UMA LIÇÃO DE VIDA:
Um ocupado executivo (Ted Danson) acaba tendo sua vida mudada ao descobrir que o pai (Jack Lemmon) está à beira da morte. Quando ele é obrigado a passar um tempo com o pai para cuidar dele, o executivo aprende valores famíliares, aproximando-se do pai como nunca fez antes. Durante a convivência, o filho ensina ao pai o valor da independência, criando problemas com sua mulher (Olympia Dukakis). Afastado do próprio filho (Ethan Hawke), o executivo percebe o que estava faltando em sua vida.
20- NUM LAGO DOURADO:
Henry Fonda está no papel de Norman Thayer, um professor aposentado de 80 anos que todos os anos passa algum tempo em sua casa de campo com a esposa (Katharine Hepburn). Desta vez eles recebem lá a visita da filha que não vêem há anos, Chelsea (Jane Fonda), e ela pede um favor: que tomem conta de McKeon, filho de seu noivo, por algumas semanas. No início Norman e o garoto não se dão bem, dando a impressão de que o verão seria terrível, mas a amizade que surge entre os dois serve também para aproximar Norman e sua filha. Vencedor dos Oscars de Melhor Ator (Henry Fonda), Melhor Atriz (Katharine Hepburn) e Roteiro Adaptado.
Teresa Gouvea está no Facebook e no site Laços e Lutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...